sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Com problemas na voz, Gilberto Gil interrompe show em Brasília (Postado por Lucas Pinheiro)

 O cantor e compositor baiano Gilberto Gil interrompeu o show que fazia no Teatro Nacional, em Brasília, na noite dessa quinta-feira (23) por causa de problemas com a voz.

Após cantar quatro músicas do ‘Concerto de cordas e máquinas de ritmo’, o ex-ministro da Cultura se desculpou e encerrou apresentação. “A voz se foi”, disse o artista, que vem de uma turnê de 33 dias pela Europa.

O público compreendeu a situação e aplaudiu o artista de pé. A produção do cantor informou que um novo show vai ser marcado.

 Ainda no ensaio, antes da apresentação, Gilberto Gil reclamou da garganta. "É faringite mesmo, de gripe", comentou. Com a caneca de chá do lado, Gil ensaiou por mais de meia hora, depois se despediu dos companheiros de palco e foi descansar.

Durante o dia, o ex-ministro da Cultura se encontrou com a presidente Dilma Rousseff e alguns ministros, no Palácio da Alvorada.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Luan Santana anima 'luanetes', mas não conquista Arena de Barretos (Postado por Lucas Pinheiro)

 A parte da frente da Arena de Barretos, logo abaixo do palco, recebeu fãs histéricas durante quase todo o show de Luan Santana. A apresentação encerrou o domingo (19), quarto e último dia da primeira semana da Festa do Peão. Mas atrás das animadas "luanetes", o público não vibrou muito. A parte oposta da pista e a arquibancada da Arena estavam quase vazias no fim do show. O cantor foi prejudicado pelo atraso na festa.

O rodeio na Arena terminou mais tarde que o esperado e seu show terminou quase às 3h da madrugada, com pouco mais de uma hora de apresentação. A apresentação de Gusttavo Lima, no dia anterior, que teve a vantagem de acontecer no sábado (também com atraso), conseguiu público maior e mais vibrante em todos os setores.

 Luan fez show com a hiperatividade e carisma de sempre, rodando pelo palco e falando bastante entre as músicas. "Te vivo", último single do artista, foi a música mais cantada no show, com clipe de Luan "velhinho" no telão. O vídeo já foi acessado 8 milhões de vezes em menos de um mês no YouTube e se confirmou em Barretos como um dos grandes sucessos brasileiros de 2012. Ele cantou também "Someone like you", de Adele, que tem a introdução extremamente parecida à de sua música de trabalho.

O caso recorrente em suas apresentações de sutiã jogado no palco voltou a acontecer. Uma fã jogou a peça íntima e ainda levou um cartaz com os dizeres "fui eu". Depois de conversar com a garota, fingindo irritação, Luan cantou "Eu quero tchu, eu quero tcha" balançando o sutiã vermelho.

O cantor já disse, em entrevista ao G1, sobre letras com expressões de cunho sexual, que "dá para falar de amor sem apelar tanto". Mas no palco se rende ao "tchu" e "tcha" de João Lucas & Marcelo, numa sequência que também tem "Ai se eu te pego", de Michel Teló, "Vem ni mim Dodge Ram", de Israel Novaes, e "Sinal disfarçado", de Zé Ricardo & Thiago.

 'Praieiros' do sertão
Com seus covers, Luan também participou de um fenômeno curioso. Ele tocou uma música que se repetiu em três das quatro noites do palco principal de Barretos: o axé "Praieiro", de Jammil e Uma Noites. A música com o verso "eu sou Brasileiro, eu sou do litoral" é um coringa na maior festa sertaneja do país. A faixa ajudou a reanimar os shows de João Bosco & Vinícius na sexta, Gusttavo Lima no sábado e Luan Santana no domingo.

Balada, 'raiz' e pagode
No sábado (18), Chitãozinho e Chororó fizeram show que juntou a emoção de uma "orquestra virtual" à energia mais dançante da banda. Em seguida, Gusttavo Lima transformou a Festa de Peão em uma grande balada.

Na sexta (17), João Bosco & Vinícius e Victor & Leo deixaram a Arena lotada. Os primeiros  levaram a pequena Maria Clara, filha de Vinícius, ao palco. Victor e Leo fecharam a noite com baladas grandiosas e releituras de "sertanejo de raiz".

A primeira noite da festa, quinta-feira (16), teve Thiaguinho e Seu Jorge como principais atrações. Foi a noite menos sertaneja no palco da Arena. O paulista Thiaguinho fez show animado, com pagodes do Exaltasamba e sua carreira solo. Já o show do Seu Jorge esvaziou a Arena, com arranjos e performance que não empolgaram o público.

Em onze dias, a 57ª edição da Festa do Peão de Barretos – que acontece entre 16 e 26 de agosto – tem público previsto de 900 mil pessoas.

domingo, 19 de agosto de 2012

Gusttavo Lima transforma Arena de Barretos em grande boate (Postado por Lucas Pinheiro)

Gusttavo Lima já não precisa ter medo de ser "one hit wonder", ou cantor de um sucesso só. A voz de "Balada (Tchê tcherere tchê tchê)" é mais ouvida na Festa do Peão de Barretos de 2012 cantando "Gatinha assanhada". A faixa vai estar no próximo DVD, com lançamento em setembro, conforme anunciou ao animado público do seu show no fim da noite de sábado (18). Foi com esta canção dançante que o mineiro começou o show e encerrou, uma hora e cinquenta minutos depois, na apresentação mais longa da Arena até agora.

 Mas o provável segundo hit massivo não significa que o cantor tem repertório para segurar tanto tempo de show. Por isso ele recorreu, após o esperado clímax de "Balada", a versões diversas para segurar o fôlego da apresentação. Na metade da performance, após o grande sucesso, boa parte do público na arquibancada se sentou e alguns foram embora. Mas cantor conseguiu recuperar a atenção e o clima de "balada na Arena", com a ajuda de luzes piscantes e fogos no palco.

'Aline na Lamborghini'
Duas covers já tinham aparecido na noite de sexta-feira. Ele repetiu o axé "Praieiro", de Jammil, tocado por João Bosco & Vinícius e o "sertanejo de raiz" "Telefone mudo" defendido por Victor & Leo. Como se não bastasse a sua "Balada", emendou a música com as concorrentes "Eu quero tchu, eu quero tcha", "Vem ni mim Dodge Ram", "Camaro amarelo" e "Fiorino". Depois da sequência de músicas sobre carros, ele provocou: "Está todo mundo cantando sobre carro. Também vou fazer um verso: 'Arrumei uma namorada que se chama Aline, quero ver entrar comigo na minha Lamborghini'", em referência ao carro com o qual foi multado por dirigir sem carteira em junho. Ainda se ouviu"Use Somebody", dos Kings of Leon, "Vem dançar kuduro", de Lucenzo, e outros.

 Gusttavo Lima tentou exibir seus dotes de multiinstumentista, que ainda podem ser mais bem trabalhados, tocando bateria à Júnior em cover de "Anna Julia", dos Los Hermanos, encerrada com um solo desastroso, e versões na guitarra para os riffs de "Sweet child o' mine", dos Guns N' Roses e "Black Night", do Deep Purple. A incursão pelas seis cordas fez menos sucessos que suas próprias faixas, como "60 segundos" e "Inventor dos Amores". Com o carisma e os hits que devem vir a seguir, Gusttavo Lima pode abandonar a faceta Emmerson Nogueira sem titubear.

Pagode e 'sertanejo de raiz'
A primeira noite da festa, quinta-feira (16), teve Thiaguinho e Seu Jorge como principais atrações musicais. Foi a noite menos sertaneja no palco da Arena. O paulista Thiaguinho fez show animado, com apresentação à vontade de pagodes do Exaltasamba e sua carreira solo. Já o show do Seu Jorge esvaziou a Arena, com canções conhecidas, mas de arranjos e performance que não empolgaram o público.

Na sexta (17), João Bosco & Vinícius e Victor & Leo deixaram a Arena lotada. Os primeiros fizeram parceria virtual com Michel Teló e levaram a pequena Maria Clara, filha de Vinícius, ao palco. Victor e Leo fecharam a noite com baladas grandiosas e releituras de "sertanejo de raiz". Em onze dias, a 57ª edição da Festa do Peão de Barretos – que acontece entre 16 e 26 de agosto – tem público previsto de 900 mil pessoas.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Juíza condena trio da banda punk Pussy Riot por 'vandalismo' na Rússia (Postado por Lucas Pinheiro)

 Uma juíza condenou três integrantes da banda "Pussy Riot" por"vandalismo" motivado por ódio religioso nesta sexta-feira (17) em Moscou na Rússia.

As três foram presas, processadas e agora declaradas culpadas porque cantaram uma "oração punk" no altar da catedral de Cristo Salvador em fevereiro, pedindo para que a Virgem Maria "livrasse" a Rússia de Vladimir Putin, o então primeiro-ministro e hoje presidente.

A juíza Marina Syrova afirmou que o ato das três foi "cuidadosamente planejado". A sentença ainda não foi anunciada.

Em sua decisão, a juíza Syrova repetiu em grande parte os argumentos da promotoria em suas alegações contra Nadejda Tolokonnikova, de 22 anos, Ekaterina Samutsevitch, de 30, e Maria Alejina, de 24.

Além disso, indicou que as três acusadas "não expressaram arrependimento por seus atos, violaram a ordem pública e ofenderam os sentimentos dos crentes".

Promotores pediram a condenação das três mulheres à pena de três anos de prisão para cada uma.

 As acusadas estão detidas desde logo depois de sua apresentação, que ofendeu muitas pessoas no país de maioria cristã ortodoxa.

Os críticos do governo russo encaram o julgamento como parte de uma crecente repressão a dissidentes, quando Putin começa o seu novo mandato de seis anos como presidente.

O Pussy Riot decidiu realizar o protesto na catedral depois que o patriarca ortodoxo russo, Kirill, pediu voto para Putin às vésperas das eleições presidenciais de março, um fato que indignou não somente as integrantes do grupo, mas toda a oposição.

Durante o julgamento, uma das jovens chegou a afirmar que se trata de um processo político e que se tivessem cantado a favor de Putin não estariam diante dos tribunais.

Apoio
As três integrantes da banda punk ganharam mais um apoio nesta sexta: o das ativistas do grupo feminista Femen.

Em protesto, as mulheres do Femen usaram uma motosserra para cortar uma cruz ortodoxa erguida em memória às vítimas da repressão política em Kiev.

 O processo tem gerado as mais diversas manifestações.

De Madonna ao ex-Beatle Paul McCartney, as estrelas pop do mundo pediram publicamente pela libertação das três integrantes.

Red Hot Chilli Peppers foi um dos primeiros grupos que prestou apoio às jovens - campanha que foi imediatamente seguida por Sting, Peter Gabriel, The Who e Bjork, entre outros.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cantor joga pedaços de guitarra no público e atinge fã em Bauru, SP (Postado por Lucas Pinheiro)

Uma fã levou dois pontos na cabeça após ser atingida por parte de uma guitarra quebrada pelo cantor Gusttavo Lima durante show em Bauru, SP, na noite de sábado (11).

Segundo o boletim de ocorrência, registrado pelo pai da menina, que tem 10 anos, em determinado momento da apresentação, o cantor quebrou o instrumento e começou a distribuir os pedaços para público e ao jogar na plateia, um deles atingiu a cabeça da garota, que estava na primeira fila.

“A gente a colocou perto da grade para ela poder ver melhor. Aí ele primeiro tocou um pouco com a guitarra e depois jogou no chão, como ela quebrou, ele começou a tacar vários pedaços no público, foi quando atingiu a cabeça dela. Mas, eu só percebi depois quando as meninas que estavam com a gente começaram a falar e quando eu vi o sangue”, conta a irmã Fernanda Aparecida do Nascimento.

A menina foi encaminhada por um segurança do evento até a enfermaria com dois cortes na cabeça, onde recebeu o primeiro atendimento. Antes de ser levada ao hospital ela foi ao camarim do cantor. Lá ganhou fotos autografadas, um CD e um pedido de desculpas. “Quando ele jogou partes da guitarra eu tentei pegar, foi quando acertou na minha cabeça, na hora doeu bastante”, afirma a menina, que foi autorizada pela mãe a dar entrevista.

Em seguida os produtores do cantor sertanejo levaram a criança até um hospital da cidade. Em um dos cortes foi preciso dar dois pontos. Mesmo com o atendimento, a família da menina decidiu registrar o boletim de ocorrência por lesão corporal culposa, quando não há a intenção de ferir.

Gusttavo Lima passou a noite em um hotel e foi embora pela manhã. O cantor não quis comentar o caso com a imprensa, mas através de sua assessoria, disse que prestou toda a assistência médica necessária à menina e que ainda vai arcar com as despesas. “Ela estava com o pai, fiquei sabendo quando eles chegaram aqui, mas, segundo ele foi prestado todo o socorro. Agora se precisar de mais alguma coisa o pai dela que vai ver”, ressalta Natalina Aparecida Prado.

Mesmo após o incidente o sentimento da menina pelo cantor não mudou nada. No muro da casa tem até uma declaração para ele. Falar mal do Gusttavo Lima é proibido na casa de Natalina. “As minhas filhas gostam muito dele, elas até brigam quando uma fala mal brincando”, finaliza a mãe.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ex-marido de Winehouse está em coma após abusar de drogas, diz site (Postado por Lucas Pinheiro)

O músico Blake Fielder-Civil, ex-marido de Amy Winehouse, está em coma após falência múltipla dos órgãos por conta de um suposto abuso de drogas e álcool, segundo informações do site do jornal britânico "The Guardian".

Ele foi encontrado engasgando em sua cama por sua parceria Sarah Aspin na sexta-feira (3) passada, e foi levado às pressas para o hospital com falência múltipla dos órgãos. Mitch Winehouse, pai de Amy, lamentou o fato no Twitter: "Lembremos que Amy amava ele. Vamos rezar para sua recuperação".

Em recuperação do vício das drogas, Fielder-Civil, 30, saiu para beber um dia antes de ser hospitalizado. Aspin acredita que ele tenha tomado alguma substância ilícita. Ao tablóide "The Sun", ela contou que "os médicos disseram que o colocariam em coma induzido para ajudá-lo e por conta de uma infecção. Estou rezando para que ele sobreviva, mas estou me preparando, pois talvez ele nunca mais acorde".

Os paramédicos de um hospital em Dewsbury, na Inglaterra, confirmaram que o músico engoliu sua língua e engasgou em seu próprio vômito. Amy Winehouse e Blake Fielder-Civil se casaram em 2007. O divórcio aconteceu dois anos mais tarde.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Músico Antônio José Waghabi Filho, o Magro, do MPB4, morre em SP (Postado por Lucas Pinheiro)

O músico Antônio José Waghabi Filho, conhecido como Magro, morreu na manhã quarta-feira (8), aos 68 anos, em São Paulo, onde estava internado devido a um câncer. Nascido em Itaocara, na Região Noroeste do Rio de Janeiro, em 14 de novembro de 1943, o compositor, arranjador, instrumentista e vocalista integrava o quarteto MPB4, o principal grupo vocal masculino da música popular brasileira, que lamentou a morte em nota publicada no site oficial.

"Depois de longa luta pela vida, Antonio José Waghabi Filho, o Magro do MPB4, nos deixou. Com ele vai junto uma parte considerável do vocal brasileiro. Com ele foi a minha música. Fraternalmente, Aquiles", diz o texto. A última apresentação de Magro com o grupo foi no dia 8 de junho.

Segundo a família, o velório será na Beneficência Portuguesa de São Paulo, no bairro de Paraíso, na Zona Sul da capital paulista, na manhã desta quarta. O corpo será cremado nesta quinta (9), no Cemitério da Vila Alpina, na Zona Leste.

Magro estava internado no CTI do Hospital Santa Catarina, desde a última sexta-feira (3), devido a complicações de um câncer na próstata descoberto há 10 anos, e já diagnosticado com metástase. Ele deixa um casal de filhos, Eduardo e Gabriela, e a mulher, Monica Thiele, do grupo vocal Vésper Vocal.

Tecladista, vibrafonista, clarinetista, saxofonista, percussionista, além de arranjador, compositor e cantor, começou seus estudos de piano com Pepita Machado ainda em Itaocara. Na cidade natal, fez parte, como segundo clarinetista, da banda de música Sociedade Musical Patápio Silva. Em 1959, mudou-se para Niterói (RJ), onde estudou com Eumir Deodato e Guerra Peixe (teoria musical), Isaac Karabtchewsky (regência) e Vilma Graça (solfejo), além de ter recebido orientação na prática de arranjos instrumentais com o maestro Lindolpho Gaya.

Começou sua carreira profissional em 1960, como vibrafonista do conjunto de bailes Praia Grande. Três anos depois, fundou o Quarteto do CPC com Miltinho, Ruy Faria (Dalmo Medeiros entrou em seu lugar em 2004) e Aquiles, que um ano depois virou MPB4, devido à extinção dos Centros Populares de Cultura (CPCs).

Arranjador de Chico e Vinicius
Em paralelo ao grupo, foi responsável por arranjos e orquestrações para discos de outros artistas, como Chico Buarque ("Chico Buarque de Holanda, volume 2" e "Construção"), Toquinho e Vinicius de Moraes, Tunay e Simone, entre outros.

Em 2001 e 2002, dirigiu e mixou o seu primeiro CD independente, como arranjador vocal e diretor musical do conjunto vocal Toque de Arte.

Entre as obras mais reconhecidas, estão arranjos vocais para "Lamentos", de Pixinguinha e Vinicius; "Roda viva", de Chico; "Cálice" (Gilberto Gil e Chico); e "Cio da terra" (Milton Nascimento e Chico).