quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Por 'lealdade' a 'Star Trek', JJ Abrams recusou direção de novo 'Star Wars' (Postado por Lucas Pinheiro)

 O cineasta americano JJ Abrams, criador da série "Lost" e diretor de filmes como "Super 8" e "Missão impossível 3", negou um convite para estar à frente de "Star Wars: Episode 7" – novo filme da saga – por conta de sua "lealdade" a "Star Trek", longa do qual foi diretor em 2009.

Em entrevista ao site Empire, Abrams, atualmente finalizando "Star Trek into darkness", que será lançado em maio de 2013, afirmou que a Disney o contactou para que ele trabalhasse no novo episódio de "Star Wars".

"Conversamos e eu rapidamente disse que, por conta da minha lealdade a 'Star Trek' e também por simplesmente ser um fã [de 'Star Wars'], eu não gostaria de estar envolvido na próxima versão", disse o diretor. "Recusei qualquer envolvimento desde o princípio. Prefiro estar entre o público, sem saber o que está por vir, do que estar envolvido em seu desenvolvimento".

Segundo a Disney, o próximo "Star Wars" deve estrear em 2015 e seu roteiro será feito por Michael Arndt, que trabalhou em "Toy story 3". O diretor do longa não foi escolhido até o momento.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Meninas cantoras de Petrópolis vão de Paula Fernandes a 'Jesus Cristo' (Postado por Lucas Pinheiro)

 Hoje com 30 integrantes, as Meninas Cantoras de Petrópolis continuam sendo um ícone dentre os corais infantis brasileiros. Nesta quarta-feira (20), elas são as escolhidas para o especial de Natal com vídeos de seis corais pinçados das cinco regiões brasileiras.

Nos próximos dias, até a véspera de Natal, o G1 publica corais com pequenos cantores. Eles vão apresentar versões de canções apropriadas para este fim de ano, como "Bate o sino" e "Jingle Bell Rock". Canções da MPB, do pop rock e de outros gêneros também vão ter vez.

Entre as canções do repertório das Meninas Cantoras de Petrópolis, estão incluídas os clássicos de fim de ano "Jesus Cristo, "Ave Maria" e "Happy Day". Canções de artistas pop como Paula Fernandes ("Não precisa") e Oasis ("Whatever") também aparecem.

O projeto com cantoras da cidade localizada a 68 km do Rio tem mais de 35 anos de história. A discografia do grupo é abastecida por 12 discos solo e outros 23 como coral de apoio para cantores como Roberto Carlos, Simone, Chitãozinho e Xororó, Gilberto Gil, Ivan Lins, Fafá de Belém, Sandy e Júnior, Fábio Júnior, Xuxa, Angélica e Hebe Camargo.

Na quinta-feira (20), serão publicados vídeos com performances de um coral gaúcho. O Coro Juvenil do Projeto Prelúdio investe em clássicos natalinos como "Noite feliz", "Jingle Bell Rock" e "Bate o sino". O pop rock é representado pela versão de "Aonde quer que eu vá" (dos Paralamas) e "Vamos fugir" (famosa com Gilberto Gil e também com o Skank).

O primeiro grupo convocado foi o Coral Eseren´ka. Ele é composto por 30 jovens, na maioria crianças e adolescentes indígenas entre sete e 21 anos. Os jovens do Eseren´ka cantam "Wana'pon", "Anna Eserenkato", "Macunaimando", "Upororoi Mîkuyumaipe", "Tawake Tawake" e "Parabéns pra você", no dialeto macuxi. Os arranjos dão destaque apenas para voz e chocalho. As releituras são apresentadas no estilo Parixara, comum na comunidade indígena Macuxi para celebrar colheitas.

O grupo de cantores mirins integra o projeto Cantos da Terra, com apoio da Prefeitura de Boa Vista.O Cantos da Terra surgiu em 2009. Ele tem como objetivos mostrar as tradições e a cultura indígenas. Além do coral, há oficinas de músicas para ovens das comunidades da capital de Roraima. Além de resgatar e preservar a língua materna por meio do canto coral, etnia Macuxi, divulgar a cultura indígena e ampliar o grau de responsabilidade dos coralistas dos compromissos assumidos com o projeto.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ellen Oléria é a grande vencedora do The Voice Brasil (Postado por Lucas Pinheiro)

Por FAMOSIDADES

SÃO PAULO - Do time de Carlinhos Brown, Ellen Oléria venceu a primeira edição do "The Voice Brasil" com 39% dos votos do público.

A cantora desbancou uma das favoritas, Ludmillah Anjos, na semifinal da atração e seguiu em frente. A música da vitória foi "Taj Mahal", de Jorge Ben Jor.

Nas redes sociais, as grandes torcidas estavam divididas entre Ellen e Ju Moraes. O nome das duas não saíam dos Trending Topics - assuntos mais comentados do Twitter.

No entanto, a grande vencedora foi Ellen.

Carlinhos Brown babou em cima da pupila, e disse: "Ela é o meu estilo, mas como estamos falando em voz, ela não é apenas uma voz. Ela é uma voz que cura. Vocês queriam uma voz que cura? Está aí: Ellen Oléria".

Confira, nas próximas páginas, os melhores momentos do último episódio do reality!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Daniel Gonzaga, Dominguinhos e Gil lembram Gonzaga com festa em Exu (Postado por Lucas Pinheiro)

 O 13 de dezembro de 2012 estava sendo esperado pelos pernambucanos há bastante tempo: a celebração pelo centenário de Luiz Gonzaga já estava no calendário cultural do estado e caravanas de várias cidades - mesmo de estados vizinhos - foram para a terra do Rei do Baião, para curtir a festa em Exu. No dia do nascimento do velho Lua, o neto Daniel Gonzaga, o herdeiro Dominguinhos e o admirador Gilberto Gil foram as atrações do principal palco montado na cidade, onde se apresentaram gratuitamente.

O humorista João Cláudio Moreno, conhecido por ser um dos grandes imitadores da voz de Luiz Gonzaga, foi o mestre de cerimônia da noite, convidando o público para curtir os shows. No palco que leva o nome do homenageado, a primeira atração foi no estilo de "Gonzaga - de pai para filho”. O filho de Gonzaguinha, Daniel Gonzaga, cantou os grandes sucessos do avô - entre elas, músicas que o cantor de Exu fez em parceria com Zé Dantas, como "Riacho do navio". Outro parceiro lembrado foi Humberto Teixeira, com a canção “No meu pé de serra”.

Com sotaque carioca e timbre de voz muito parecido com o do pai, Daniel lembrou também Gonzaguinha com “Feliz”, que manteve o tom nostálgico da festa. Para terminar, uma música que ele disse ter esperado um ano inteiro para cantar e convidou o público, que a esta hora já lotava o local. "Asa branca" recebeu uma nova roupagem na voz do neto mais velho de Gonzaga.

Faltava pouco para as 23h quando Dominguinhos chegou ao palco. O público vibrou com a presença do herdeiro legítimo de Gonzagão, assim intitulado pelo próprio Rei do Baião. O pernambucano de Garanhuns começou a apresentação fazendo um dueto com um clarinetista. Em seguida, tratou logo de animar os súditos do aniversariante com o sucesso "Forró no Escuro" - "O candeeiro se apagou, o sanfoneiro cochilou, a sanfona não parou e o forró continuou" - e manteve o ritmo da festa.

 E para que as apresentações continuassem de pai para filho, Dominguinhos chamou a filha Liv Moraes para cantar com ele. Entre as músicas, "Sabiá", outro grande sucesso do Rei do Baião. E mais um convidado apareceu no show de Dominguinhos, em um estímulo à renovação do forró. O menino Cícero Paulo Feitosa, de 8 anos, tocou acordeom junto ao sanfoneiro de Garanhuns. Cícero é de Juazeiro do Norte (CE) e participou do elenco do filme “Gonzaga de pai para filho".

Era meia-noite quando Gilberto Gil subiu ao palco em Exu. Declarado fã e admirador do Rei do Baião, a quem atribui a condição de "primeiro ídolo da infância", o baiano começou o show com "Fé na festa", "Dança da moda" e "Assim, sim".  Clássicos de Gonzaga que ganharam interpretações consagradas também na voz de Gil, como "Qui nem jiló", "Vem, morena" e "13 de dezembro", foram entoadas pelas milhares de pessoas que compareceram ao Módulo Esportivo, bem como "Baião da Penha", "Eu só quero um xodó", "Óia eu aqui de novo", "Expresso 2222" e "Lamento sertanejo" - esta última, uma parceria de Gil com Dominguinhos.

Apesar de dominar o instrumento, Gil não tocou sanfona - mas não perdeu a chance de dançar um xaxado junto com a plateia pernambucana. Aqueles que admiram o baiano por sua ligação com o reggae não saíram decepcionados, porque ele também lembrou Bob Marley com "Three little birds" - compositor que foi homenageado por Gil no disco "Kaya n'gan daya", de 2002. O show teve de tudo: forró, baião, samba, reggae. Mas o ponto alto não poderia ser outro: com "Asa branca", o hino nordestino de Gonzaga e Humberto Teixeira, Gilberto Gil iniciou a despedida do público, feliz pela comemoração de um aniversário inesquecível.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sanfoneiro que viveu Gonzaga no cinema visita museu do Rei do Baião (Postado por Lucas Pinheiro)

O filme "Gonzaga - De pai para filho", de Breno Silveira, já supera a marca de 1,3 milhão de espectadores. Gente que foi ao cinema para conhecer - melhor - Luiz Gonzaga, cujo centenário de nascimento é comemorado nesta quinta-feira (13), com festa em Exu, no Sertão de Pernambuco, sua cidade natal. Um dos atores que viveu o Rei do Baião nas telonas foi o sanfoneiro Chambinho do Acordeon, que já está na cidade e conheceu junto com o G1 a casa que foi o último lar do Mestre Lua e foi transformada em museu.

Foi a primeira vez que o artista entrou na casa, em uma visita rápida mas recheada de emoções. Chambinho chegou a chorar no quarto simples em que Luiz Gonzaga dormia, já com seus 70 e poucos anos e bastante doente, no térreo da residência. O quarto mais "chique", com banheira, chuveiro elétrico e até ar-condicionado, ficava no primeiro andar e ele locomovia-se apenas com cadeira de rodas. "Dá para sentir a presença dele aqui", comenta o sanfoneiro.

 E não é a primeira vez que Chambinho "sente" a presença de Gonzagão. Durante as filmagens do longa-metragem, no início deste ano, certa noite ele sonhou com Gonzaga. "No meio da noite, [Gonzagão] puxou a minha perna, dizendo 'faça isso direito, viu?'. Imagina como eu fiquei", lembra. Parece que o "carão" surtiu efeito. A crítica recebeu bem a atuação do sanfoneiro, que soube da seleção por meio da esposa, Daniela Piccino.

"Ele é tímido demais, é que agora está mais 'treinado'. Quando falei da seleção, ele disse que era sanfoneiro, que não tinha nada a ver, que era loucura, mas insisti, afirmando que louco seria ele se não participasse. Foram seis meses até ser escolhido", conta a mulher.

Durante a seleção, Chambinho visitou Picos, no Piauí, onde mora toda a família dele - o sanfoneiro diz que o nascimento em São Paulo foi "por acidente". "Resolvi conhecer o Parque Aza Branca, aqui em Exu. Já estava fechando, mas deu tempo de ver o museu e o mausoléu. Acredita que quando entrei no mausoléu meu celular tocou dizendo que eu tinha passado em mais uma etapa? Foi um sinal, com certeza", acredita Chambinho.

 Chambinho é alto, de sorriso largo. Assim como Gonzagão, é atencioso com os fãs, que se surpreendem com a semelhança dele com o mestre no começo da vida adulta, entrando na casa dos 30 anos. Com o seu acordeon, sempre toca músicas do Rei do Baião nos shows. A preferida é "Asa Branca", ave que tem um viveiro logo na entrada da casa do velho Lua e inspirou a canção tida como um hino sertanejo.

"É uma emoção muito grande conhecer esse lugar, voltar ao Parque Aza Branca. Passa um filme na minha cabeça. Estou há quase dois anos mergulhado na vida de Gonzagão, por causa do filme, mas sinto que ainda há muito o que se pesquisar, desvendar dele. E é como se eu estivesse voltando para agradecer tudo que aconteceu na minha vida desde a primeira vez que pisei aqui", diz Chambinho.

Universo nordestino
Parece que ir uma vez à cidade de Exu não é o suficiente para quem gosta de Luiz Gonzaga e quer experimentar o universo nordestino que ele cantou. Pisar no chão quente, aspirar o ar seco. Admirar a Chapada do Araripe, as casas simples. Dar sorte de avistar aves sertanejas, um boiadeiro cruzando a catingueira.

A casa de Gonzagão está praticamente intacta, com objetos de uso pessoal e móveis dispostos nos mesmos locais. A mesa grande da cozinha tem amendoim torrado, rapadura e uma cachaça, que ele nem era chegado, mas servia para os muitos convidados que recebia ali. O jogo de cadeiras de couro, presente de Gonzaguinha, ainda está na sala. Muitas fotos enfeitam as paredes, com poses de toda a família - e de artistas também, como Dominguinhos bem novinho. Um altar para o "padim" Padre Cícero e Frei Damião completa a decoração.

Já é a terceira vez que a farmacêutica Dionice Sales visita o local. Desta vez, até alugou uma casa para aproveitar a festa em Exu, que começou na quarta-feira (12) e segue até domingo (16). Ela veio de Alagoas, estado vizinho, com a família. "Sou fã da história de Luiz Gonzaga, que mesmo com a fama e todo o conforto nunca se desligou das raízes, de como ele valorizava o Nordeste", aponta.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Relembre os principais projetos de Oscar Niemeyer (Postado por Lucas Pinheiro)

 Em mais de 70 anos de carreira, o arquiteto Oscar Niemeyer, morto às 21h55 desta quarta-feira (5) aos 104 anos, teve cerca de 200 projetos realizados em diversas partes do Brasil e no exterior. Confira abaixo os principais trabalhos do maior nome da história da arquitetura brasileira.

2007
CENTRO CULTURAL EM VALPARAÍSO
Valparaíso, Chile


PARQUE BOA VIAGEM
Recife, PE, Brasil

MEMORIAL JOÃO GOULART
Brasília, DF, Brasil

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL
Brasília, DF, Brasil

MONUMENTO SIMON BOLIVAR
Caracas, Venezuela

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
São Paulo, SP, Brasil

MEMORIAL DOS PRESIDENTES
Brasília, DF, Brasil

SAMBÓDROMO DE BRASÍLIA
Brasília, DF, Brasil

UNIVERSIDADE DE CIÊNCIAS E INFORMÁTICA
Havana, Cuba

2006
AUDITÓRIO DO MST - MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA
(Auditório da Escola Nacional Florestan Fernandes)
Guararema, SP, Brasil

CAMINHO DA SOBERANIA NACIONAL
Porto Alegre, RS, Brasil

MEMORIAL LEONEL BRIZOLA
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

PARQUE DA CIDADE
Natal RN, Brasil

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - ESCOLA NACIONAL DE MAGISTRATURA E CONSELHO DA JUSTIÇA
FEDERAL
Brasília, DF, Brasil

2003
PAVILHÃO DA SERPENTINE GALLERY
Londres, Inglaterra

2002
CENTRO CULTURAL DE DUQUE DE CAXIAS
Duque de Caxias, RJ, Brasil

CAMINHO NIEMEYER - PRAÇA JUSCELINO KUBITCHECK
Niterói, RJ, Brasil

2001
CAMINHO NIEMEYER - MUSEU DO CINEMA BRASILEIRO
Niterói, RJ, Brasil

MUSEU DO PARANÁ (MUSEU OSCAR NIEMEYER)
Curitiba, PR, Brasil

HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE DO NORTE FLUMINENSE - UENF
Campos, RJ, Brasil

2000
CENTRO ADMINISTRATIVO
Goiânia, GO, Brasil

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SEDE
Brasília, DF, Brasil

1999
CAMINHO NIEMEYER - PRAÇA DAS ÁGUAS
Niterói, RJ, Brasil

CAMINHO NIEMEYER - ESTAÇÃO HIDROVIÁRIA DE CHARITAS
Niterói, RJ, Brasil

1998
MEMORIAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Itabira, MG, Brasil

MEMORIAL PARANAENSE DA COLUNA PRESTES
Centro Cultural de Santa Helena
Santa Helena, PR, Brasil

MEMORIAL MARIA ARAGÃO
São Luís, MA, Brasil

MONUMENTO MARCO DE TOUROS
RN, Brasil

1997
CAMINHO NIEMEYER EM NITERÓI
Niterói, RJ, Brasil
PRAÇA: Catedral Católica
Templo Batista
Estação das Barcas S.A.
Estação Aerobarcos
Fundação Oscar Niemeyer
Teatro
Memorial Roberto Silveira
Capela
Anfiteatro
Apoio

1996
MONUMENTO ELDORADO MEMÓRIA
Marabá, PA, Brasil

1995
MARCO À COLUNA PRESTES EM SANTO ÂNGELO
Santo Ângelo, RS, Brasil

PROCURADORIA GERAL DA REPUBLICA
Brasília, DF, Brasil

1994
CAMAROTES INTERMEDIÁRIOS DO SAMBÓDROMO
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

1993
MONUMENTO LEONEL BRIZOLA – UENF
Campos, RJ, Brasil

1992
CATEDRAL MILITAR DO BRASIL
Brasília, DF, Brasil

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE
Campos, RJ, Brasil

MEMORIAL DA COLUNA PRESTES EM TOCANTINS
Palmas, TO, Brasil

1991
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE NITERÓI
Niterói, RJ, Brasil

PARLAMENTO LATINO-AMERICANO
São Paulo, SP, Brasil

ALTAR PARA MISSA PAPAL
Brasília, DF, Brasil

1990
PÓLO DE CULTURA E ARTE POPULAR DE SÃO PAULO
São Paulo, SP, Brasil

RESIDÊNCIA ORESTES QUÉRCIA
Pedregulho, SP, Brasil

TEATRO EM ARARAS
Araras, SP, Brasil

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - ANEXO II
Brasília, DF, Brasil

1989
CAPELA SANTA CECÍLIA
Miguel Pereira, RJ, Brasil

ESPAÇO LUCIO COSTA
Brasília, DF, Brasil

ESTÁDIO POLIVALENTE EM BARRETOS
Barretos, SP, Brasil

MONUMENTO IX DE NOVEMBRO
Volta Redonda, RJ, Brasil

PRAÇA DE OXUM
Salvador, BA, Brasil

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - SEDE
Brasília, DF, Brasil

1988
CASA DO TEATRO AMADOR
Brasília, DF, Brasil

FUNDAÇÃO OSCAR NIEMEYER EM BRASíLIA
Brasília, DF, Brasil

1987
JORNAL L'HUMANITÉ - SEDE
Saint Denis (Paris), Seine-Saint Denis, França

MARCO BRASÍLIA PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
Brasília, DF, Brasil

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
(ADMINISTRAÇÃO, AUDITÓRIO, BIBLIOTECA, PASSARELA, PAVILHÃO DA
CRIATIVIDADE, RECEPÇÃO, RESTAURANTE, SALÃO DE ATOS)
São Paulo, SP, Brasil

RELÓGIO DE SOL
Brasília, DF, Brasil

1986
CASA DO CANTADOR
Ceilândia, Brasil

IGREJA ORTODOXA
Brasília, DF, Brasil

CENTRO DE TREINAMENTO DO BANCO DO BRASIL
Brasília, DF, Brasil

1985
MONUMENTO A TANCREDO NEVES
Juiz de Fora, Brasil

PANTEÃO DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA TANCREDO NEVES
Brasília, DF, Brasil

RESIDÊNCIA MARCO ANTÔNIO REZENDE
Ilha Bela, Brasil

1984
MEMORIAL DA CABANAGEM
Belém, PA, Brasil

1983
PASSARELA DO SAMBA
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

RESIDÊNCIA CARLOS MIRANDA
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

RESIDÊNCIA DARCY RIBEIRO
Maricá, Brasil

SALÃO POLIVALENTE EM VACARIA
Vacaria, RS, Brasil

1982
MUSEU DO ÍNDIO
Brasília, DF, Brasil
UNIDADE DO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO EM COPACABANA
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

1980
MEMORIAL JK - 2º PROJETO
Brasília, DF, Brasil

1979
CARTIERE BURGO - SEDE
San Mauro Torinese (Turim), Piemonte, Itália

1978
CONGRESSO NACIONAL - CÂMARA DOS DEPUTADOS - ANEXO IV
Brasília, DF, Brasil

ESCOLA FRANCESA
Brasília, DF, Brasil

MINISTÉRIOS-PADRÃO - ANEXO
Brasília, DF, Brasil

TERMINAL RODOVIÁRIO EM LONDRINA
Londrina, PR, Brasil

EDIFÍCIO MANCHETE
Brasília, DF, Brasil

1976
ALIANÇA FRANCESA - AMPLIAÇÃO
Brasília, DF, Brasil

COLÉGIO MILITAR
Brasília, DF, Brasil

RESIDÊNCIA WILSON MIRZA NO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

TÚMULO DE JUSCELINO KUBITSCHEK
Brasília, DF, Brasil

1975
FATA ENGINEERING - SEDE
Pianezza (Turim), Piemonte, Itália

1974
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES - ANEXO II
Brasília, DF, Brasil

RESIDÊNCIA FLÁVIO MARCÍLIO
Brasília, DF, Brasil

1973
CENTRO DE ESTUDOS E CONVENÇÕES DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO
SUL
Porto Alegre, Brasil

EDIFÍCIO OSCAR NIEMEYER
Brasília, DF, Brasil

RESIDÊNCIA DO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA - 2º PROJETO
Brasília, DF, Brasil

TELEBRÁS - SEDE
Brasília, DF, Brasil

TERMINAL RODO-FERROVIÁRIO
Brasília, DF, Brasil

1972
BOLSA DO TRABALHO DE BOBIGNY
Bobigny, França

CENTRO CULTURAL DE LE HAVRE
Le Havre, Seine-Maritime, França

EDIFÍCIO DENASA
Brasília, DF, Brasil

1971
CONGRESSO NACIONAL - CÂMARA DOS DEPUTADOS - ANEXO III
Brasília, DF, Brasil

ESTÁDIO PRESIDENTE MÉDICI
Recife, Brasil

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - ANEXO I
Brasília, DF, Brasil

1969
CENTRO DA BARRA
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

RESIDÊNCIA FREDERICO GOMES
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

UNIVERSIDADE DE CONSTANTINE - 1ª ETAPA
Constantine, Argélia

1968
QUARTEL GENERAL DO EXÉRCITO
Brasília, DF, Brasil

RESIDÊNCIA NARA MONDADORI
Cap-Ferrat, Alpes Maritimes, França

UNIVERSIDADE DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DE ARGEL
Argel, Argélia

EDITORA MONDADORI - SEDE - 2º PROJETO
Segrate (Milão), Lombardia, Itália

HOTEL NACIONAL
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

1967
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Curitiba, Brasil
PONTE COSTA E SILVA
Brasília, DF, Brasil

1966
HOTEL E CASSINO NA ILHA DA MADEIRA
Funchal, Madeira, Portugal

MANCHETE - SEDE
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

1965
CONGRESSO NACIONAL - CÂMARA DOS DEPUTADOS - ANEXO II
Brasília, DF, Brasil

PARTIDO COMUNISTA FRANCÊS - SEDE
Paris, França

1964
UNIVERSIDADE DE HAIFA
Haifa, Israel

1962
FEIRA INTERNACIONAL E PERMANENTE DO LÍBANO
Trípoli, Liban-Nord, Líbano

HABITAÇÕES PRÉ-FABRICADAS
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
Brasília, DF, Brasil

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES - 2º PROJETO
Brasília, DF, Brasil

PAMPULHA IATE CLUBE
Belo Horizonte, MG, Brasil

TOURING CLUB - SEDE E SALA DE EXPOSIÇÃO
Brasília, DF, Brasil

1961
POMBAL
Brasília, DF, Brasil

1960
RESIDÊNCIA DO ARQUITETO EM BRASÍLIA
Brasília, DF, Brasil

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - CEPLAN
Brasília, DF, Brasil

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS
Brasília, DF, Brasil

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - INSTITUTO DE TEOLOGIA
Brasília, DF, Brasil

EDIFÍCIO BARÃO DE MAUÁ
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

IGREJA DE SÃO DANIEL
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
1959
CINE BRASÍLIA
Brasília, DF, Brasil

1958
CAPELA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Brasília, DF, Brasil

CATEDRAL DE BRASÍLIA
Brasília, DF, Brasil

CONGRESSO NACIONAL
Brasília, DF, Brasil

1957
BRASÍLIA PALACE HOTEL
Brasília, DF, Brasil

CAPELA DO PALÁCIO DA ALVORADA
Brasília, DF, Brasil

PALÁCIO DA ALVORADA
Brasília, DF, Brasil

MINISTÉRIOS-PADRÃO
Brasília, DF, Brasil

MUSEU DA FUNDAÇÃO DE BRASÍLIA
Brasília, DF, Brasil

PALÁCIO DO PLANALTO
Brasília, DF, Brasil

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Brasília, DF, Brasil

TEATRO NACIONAL
Brasília, DF, Brasil

1956
RESIDÊNCIA PROVISÓRIA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Brasília, DF, Brasil

CLUBE BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

1955
BIBLIOTECA ESTADUAL DE BELO HORIZONTE
Belo Horizonte, MG, Brasil

EDIFÍCIO EIFFEL
São Paulo, SP, Brasil

EDIFÍCIO RESIDENCIAL PARA O BAIRRO HANSA
Berlim, Alemanha

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

INTERMAK - SEDE
Niterói, Brasil

1954
EDIFÍCIO NIEMEYER
Belo Horizonte, MG, Brasil

ESCOLA ESTADUAL MILTON CAMPOS
Belo Horizonte, MG, Brasil

FÁBRICA ERICSSON
São José dos Campos, SP, Brasil

RESIDÊNCIA ALBERTO DALVA SIMÃO
Belo Horizonte, MG, Brasil

RESIDÊNCIA CAVANELAS
Pedro do Rio, Brasil

EDIFÍCIO TRIÂNGULO
São Paulo, SP, Brasil

1953
BANCO MINEIRO DA PRODUÇÃO
Belo Horizonte, MG, Brasil
COLÉGIOS ESTADUAIS
Campo Grande e Corumbá, MS, Brasil
EDIFÍCIO ITATIAIA
Campinas, SP, Brasil

RESIDÊNCIA SERGIO BUARQUE DE HOLANDA
São Paulo, SP, Brasil

1952
HOSPITAL SUL AMÉRICA
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

ESTAÇÃO DE TELEVISÃO DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

RESIDÊNCIA DO ARQUITETO NA ESTRADA DAS CANOAS
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

RESIDÊNCIA LEONEL MIRANDA
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

1951
CONJUNTO COPAN
São Paulo, SP, Brasil

CONJUNTO IBIRAPUERA - MARQUISE DO IBIRAPUERA
São Paulo, SP, Brasil

CONJUNTO IBIRAPUERA - PALÁCIO DA AGRICULTURA
São Paulo, SP, Brasil

CONJUNTO IBIRAPUERA - PALÁCIO DAS ARTES
São Paulo, SP, Brasil

CONJUNTO IBIRAPUERA - PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS
São Paulo, SP, Brasil

CONJUNTO IBIRAPUERA - PALÁCIO DAS NAÇÕES
São Paulo, SP, Brasil

CONJUNTO IBIRAPUERA - PALÁCIO DOS ESTADOS
São Paulo, SP, Brasil

CONJUNTO IBIRAPUERA
São Paulo, SP, Brasil

CONJUNTO JUSCELINO KUBITSCHEK
Belo Horizonte, MG, Brasil

EDIFÍCIO CALIFÓRNIA
São Paulo, SP, Brasil

ESCOLA JÚLIA KUBITSCHEK EM DIAMANTINA
Diamantina, MG, Brasil

HOTEL TIJUCO
Diamantina, MG, Brasil

1950
CLUBE DOS 500
Guaratinguetá, Brasil

CLUBE EM DIAMANTINA
Diamantina, MG, Brasil

EDIFÍCIO DE ESCRITÓRIOS MONTREAL
São Paulo, SP, Brasil

FÁBRICA DUCHEN
São Paulo, SP, Brasil

1949
EMPRESAS GRÁFICAS O CRUZEIRO - SEDE
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

1947
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - SEDE
Nova York, Estados Unidos

CENTRO TÉCNICO DA AERONÁUTICA
São José dos Campos, SP, Brasil

1946
BANCO BOAVISTA - SEDE
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

COLÉGIO CATAGUASES
Cataguases, MG, Brasil

1942
RESIDÊNCIA DO ARQUITETO NA LAGOA
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

RESIDÊNCIA HERBERT JOHNSON
Fortaleza, CE, Brasil

RESIDÊNCIA JUSCELINO KUBITSCHEK
Belo Horizonte, MG, Brasil

RESIDÊNCIA PRUDENTE DE MORAES NETO
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

1941
RESIDÊNCIA FRANCISCO PEIXOTO
Cataguases, MG, Brasil

1940
CONJUNTO DA PAMPULHA
(CASA DO BAILE, CASSINO DA PAMPULHA, IATE CLUBE DA PAMPULHA, IGREJA DA PAMPULHA)
Belo Horizonte, MG, Brasil

1939
PAVILHÃO DO BRASIL PARA A EXPOSIÇÃO MUNDIAL DE NOVA IORQUE - PARTICIPAÇÃO
Com Lucio Costa
Nova York, Estados Unidos

1938
GRANDE HOTEL DE OURO PRETO
Ouro Preto, MG, Brasil

1937
OBRA DO BERÇO
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

1936
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE - PARTICIPAÇÃO
Equipe: Lucio Costa, Jorge Moreira, Ernani Vasconcellos, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão
Rio de Janeiro, RJ, Brasil